Sobre a Escola Gonçalves Dias

ESCOLA GONÇALVES DIAS
Pátio da Escola – Foto de 2018

Um Pouco da História da Escola Gonçalves Dias

HISTÓRICO
 A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalves Dias presta homenagem ao poeta maranhense Antonio Gonçalves Dias que nasceu em 10 de agosto de 1823, no sítio Boa Vista, em terras de Jatobá. Morreu em 03 de novembro de 1864, aos 41 anos, em um naufrágio do navio “Ville Bologma”. Ele foi um grande expoente do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como “indianismo“. É famoso por ter escrito o poema “Canção do Exílio” — sem dúvida, um dos poemas mais conhecidos da literatura brasileira —, o curto poema épico I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas nacionalistas e patrióticos que viria a dar-lhe o título de poeta nacional do Brasil. Ele também foi um ávido pesquisador das línguas indígenas brasileiras e do folclore. Advogado de formação, porém mais conhecido como poeta e etnógrafo, sendo relevante sua participação no teatro brasileiro. Teve também atuação importante como jornalista MISSÃO

Oferecer ao discente uma educação de qualidade pautada em valores éticos, sociais e culturais. Respeitando a realidade do aluno, possibilitando uma formação crítica e autônoma, capaz de transformar o ambiente em que vive.

VISÃO Honrar o conceito histórico de excelência educacional da Instituição de Ensino Gonçalves Dias, construído ao longo dos anos através de práticas pedagógicas coerentes e inovadoras. VALORES O homem vive em sociedade e convive com seus semelhantes, cabendo-lhe saber agir e conviver com o outro. Partindo dessa premissa no espaço educacional os valores são apresentados para uma reflexão coletiva para a busca do bem comum. Convivemos com o pluralismo de ideias, sendo que o respeito, a integridade, a honestidade, o trabalho em equipe, a transparência e a justiça são princípios das nossas atitudes e ações na comunidade interna e externa.
  • Respeito;
  • Consciência critica;
  • Solidariedade;
  • Autonomia;
  • Caráter;
  • Honestidade;
  • Ética;
  • Responsabilidade.