Exemplos de Áreas de aprendizado

Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Ciências da Natureza e Linguagens

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)
– Exploração de ideias: devem ser capazes de testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar formas novas de atingir objetivos e resolver problemas.

Conexões: correlacionar ideias específicas e amplas, prévias e novas, a partir de diferentes caminhos.

– Criação de processos de investigação: elaborar planos de investigação para pesquisar uma questão ou solucionar um problema.

– Soluções: questionar e modificar ideias existentes e criar soluções inovadoras.

– Execução: avaliar e testar opções para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos.

– Formulação de perguntas: elaborar perguntas para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio.

– Interpretação de dados: interpretar dados e informações de maneira precisa, considerando o contexto em que foram produzidos para se posicionar criticamente com base em critérios científicos, estéticos e éticos.   

– Lógica e raciocínio: utilizar raciocínio lógico, exemplos concretos e conhecimentos para fundamentar os passos ou procedimentos de sua investigação.

– Desenvolvimento de hipóteses: formular hipóteses, considerar a mudança de variáveis e sustentar o raciocínio com observação, pesquisa, modelo ou teorias.

– Avaliação do raciocínio e explicação de evidências: analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vistas.

– Síntese: comparar, agrupar e sintetizar informações de diversas fontes, inclusive as próprias ideias, para elaborar uma explicação ou um argumento coeso e embasado.

Fonte: Nova escola     Autor: Rosi Rico